Gaslight (filme de 1940)

 

com legendas em português, basta ativar no menu inferior no próprio vídeo

.
*Gaslight é um filme britânico de 1940 dirigido por Thorold Dickinson, estrelado por Anton Walbrook e Diana Wynyard, e conta também com Frank Pettingell.

Alice Barlow (Marie Wright) é assassinada por um homem desconhecido, que então rouba sua casa, procurando por seus valiosos e famosos rubis. A casa permanece vazia por anos, até que os recém-casados ​​Paul e Bella Mallen se mudam. Bella (Diana Wynyard) logo se vê perdendo objetos pequenos; e, em pouco tempo, Paul (Anton Walbrook) acredita que ela está perdendo sua sanidade. B. G. Rough (Frank Pettingell), um ex-detetive envolvido na investigação do assassinato original, imediatamente suspeita do assassinato de Alice Barlow.

Paul usa as lâmpadas a gás para procurar os andares superiores fechados, o que faz com que o resto das lâmpadas da casa diminua levemente. Quando Bella comenta sobre o escurecimento das luzes, ele diz a ela que ela está imaginando coisas. Bella está convencida de que está ouvindo ruídos, sem saber que Paul entra nos andares superiores da casa ao lado. A interpretação sinistra da mudança nos níveis de luz é parte de um padrão maior de fraude ao qual Bella está sujeita.

Gaslighting ou gas-lighting é uma forma de abuso psicológico no qual informações são distorcidas, seletivamente omitidas para favorecer o abusador ou simplesmente inventadas com a intenção de fazer a vítima duvidar de sua própria memória, percepção e sanidade. Casos de gaslighting podem variar da simples negação por parte do agressor de que incidentes abusivos anteriores já ocorreram, até a realização de eventos bizarros pelo abusador com a intenção de desorientar a vítima.

O termo deve a sua origem à peça teatral Gaslight e às suas adaptações para o cinema (essa aqui inclusa), quando então a palavra popularizou-se. O termo também tem sido utilizado na literatura clínica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s