Eventos, zines e listas: o analógico no Facada X

por Roberta AR

São quinze anos deste espaço virtual, num emaranhado de conteúdos que conversam entre si, ou não, mas também tivemos nossos momentos analógicos. Desde o início do Facada X, temos ido a eventos e falado sobre eles. Em linguagem bem informal, muitas vezes, pois ainda não tínhamos redes sociais em boa parte dessa história.

Estivemos, por exemplo, numa das primeiras edições do FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos de BH, em 2005, o André fez quatro posts falando sobre o evento: parte I, II, III e IV.

Também estivemos na Mostra Trash (que agora se chama Crash), em Goiânia, em 2006, que teve exibição do vídeo Pombos Comem Carne, que pode ser visto aqui. Sobre a mostra, a Roberta fez dois posts: parte I e II.

Nós também fizemos parte da organização do Brucutumia 2008, evento realizado em Lisboa, Portugal, com a participação de autores de quadrinhos do Brasil. A Roberta esteve junto com a produção do evento e falou um pouco dele por aqui. Brucutumia 2008: secando o Atlântico.

comicjam1

O Evandro Esfolando, personalidade conhecida do rock de Brasília, fez alguns posts aqui, antes de criar o próprio blog, um deles foi sobre sua participação no Festival Jambolada, em Uberlândia, em 2008.

Em 2010, numa parceria com a HQMIX Livraria de São Paulo, trouxemos para Brasília a Jam Session de Quadrinhos, que foi realizada durante dois dias na saudosa Kingdom Comics. A Roberta, que organizou o evento junto com a loja, falou aqui sobre sua organização e fez um balanço do evento com uma degustação do resultado da maratona de quadrinhos para criar novos capítulos para O crime do teishouku preto.

Além de eventos, também produzimos algumas publicações impressas. As mais recentes podem ser lidas na aba IMPRESSOS do blog. Estão também on-line, as versões impressas estão esgotadas, os zines: Uma pessoa asquerosa, Pés – Volume I, Por Acaso?, Cabelos – Volume II. Antes disso, tivemos a curta experiência com as Edições Facada, que foram descontinuadas.

unnamed

Para finalizar este capítulo da nossa história, precisamos falar das listas, que entraram mais recentemente nas nossas postagens. São publicações que organizam assuntos interessantes para consultarmos on-line e acompanharmos no mundo analógico. Fizemos listas de Ilustradoras Negras (lista I e lista II) , Mulheres Artistas Indígenas, e nossa lista de Mulheres Quadrinistas que ainda está em andamento (colabore mandando e-mail para blogfacadax@gmail.com).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s