Olga, a sexóloga vol. 2: a volta da taradóloga

por Roberta AR

Eu comecei a escrever mais sistematicamente sobre quadrinhos feitos por mulheres faz pouco mais de meia década e uma das primeiras resenhas que escrevi foi sobre o primeiro volume de Olga, a sexóloga (o texto pode ser lido aqui), personagem que eu tinha acabado de conhecer. O trabalho da autora, Thaïs Kisuki (antes Gualberto), assim como o meu, fez um longo trajeto nesses anos. E aqui estou, exatos cinco anos depois, resenhando o segundo volume impresso de Olga, desta vez para o Facada X. 

tem citação da minha primeira resenha na quarta capa

Olga, a sexóloga vol. 2 é uma edição comemorativa de 10 anos da personagem e reúne as tirinhas publicadas entre 2016 e 2019, o primeiro volume é uma compilação de 2009 a 2015. Em 2016, Thaïs Kisuki assumiu o lugar de Angeli na Folha de S.Paulo e Olga, a sexóloga passou a ser tirinha diária na publicação, durante nove meses, neste espaço que sempre foi ocupado exclusivamente por homens autores. Boa parte do que foi publicado por lá faz parte desta coletânea.

Mas quem é esta sexóloga “taradóloga”? Ela fala sobre sexo, proteção, responsabilidade emocional com um tom escrachado, um tanto sem paciência, porque haja tanta ignorância e falta de cuidado nesse mundo. São cenas de consultório, bate-papo com amigas ou parceires sexuais carregados de crítica política ao que fazemos coletivamente na nossa vida privada. E foi esta abordagem que causou desconforto aos leitores do jornalão e acabou causando seu desligamento da publicação. Mas, aqui, exaltamos a importância da discussão desses temas todos, pois o caminho para uma sexualidade saudável parece cada vez mais complicado nessa sociedade.

A publicação

A impressão de Olga, a sexóloga vol. 2 foi viabilizada por uma campanha de financiamento coletivo. A edição foi publicada pela Cubzac e tem 192 página, num formato quadradinho muito confortável para ler. A capa é em preto, branco e roxo, que deu um charme extra ao livro.

A autora

Thaïs “Kisuki” Gualberto é graduada em Arte e Mídia e produz tirinhas da Olga desde 2009. Publicou seus quadrinhos nos jornais A União, Folha de S.Paulo, O Betrano e foi chefe do Núcleo da Gibiteca da Fundação Espaço Cultural da Paraíba. Participou de diversos coletivos de quadrinhos e é uma das criadoras da página Políticas, que republica charges, tiras e cartuns sobre temática política produzidos por mulheres (ela foi uma das criadoras que estão na entrevista que publicamos aqui no Facada sobre o Políticas). 

Seu trabalho pode ser visto na internet em seu site: www.kisuki.me. Ou no instagram: https://www.instagram.com/thaiskisuki/. Na sua lojinha on-line é possível adquirir o livro, prints e acessórios.

Olga, a sexóloga vol. 2

Thaïs Kisuki

Cubzac

R$ 50,00

O livro foi cortesia da autora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s