A clínica da Monga é uma experiência do pensamento em imagem sequencial

por Roberta AR

Uma experiência psicanalítica sem palavras, acho que assim posso descrever rapidamente palavras o intrigante quadrinho A espetacular clínica da Monga apresenta: caso original, de Tai Cossich, recém lançado pela Lote 42.

Página de A Espetacular Clínica da Monga Apresenta Caso Original

No cenário, temos uma poltrona, onde senta o psicanalista, e um divã, onde está sentado o analisado. O silêncio inicial desses dois personagens nos transporta para dentro daquela sala, onde começa a surgir o fluxo de pensamento por meio da dúvida (?), que vai ficando mais intensa (??????) e segue por balões-letra, vegetais, balão-nuvem que chove e cria oceanos cheios de balões-peixe de todos os tipos. E aí chegamos no entreato, em que a Monga surge se relacionando com um escafandrista, em páginas que vão adquirindo lentamente a cor da capa, essa mesma cor que vai desaparecendo até voltarmos ao branco do consultório e do fluxo de pensamento que segue até sua conclusão. Uma experiência deliciosa essa de ser conduzida pelo ritmo de imagens cheias de significado, que podem não ser o mesmo para cada um que vier a ler esse livro.

Página de A Espetacular Clínica da Monga Apresenta Caso Original

O livro surgiu da performance em que a autora veste a máscara da Monga, a clássica personagem dos parques de diversão e festas de rua, senta em uma cadeira ao lado de um divã, dispostos em locais públicos, e ouve as pessoas que quiserem uma sessão de terapia ao ar livre. Tai Cossich explica, nesse vídeo que reproduzimos abaixo, que o insight para usar a personagem nesse trabalho foi a frase “Calma, Monga! Calma, Monga! O público é seu amigo!”, que é dita nas apresentações feitas país afora:

Esse é o primeiro quadrinho da autora, que é desenhista e pesquisadora. No posfácio do livro, Christian Dunker descreve: “os quadrinhos de TAi são uma espécie de cinema mudo da psicanálise, um exercício de discurso sem palavras, como queria Lacan. São séries que têm uma lógica baseada no paradoxo, uma ética do esvaziamento e uma escrita minimalista do traço”.

A Espetacular Clínica da Monga Apresenta Caso Original

Tai Cossich

Lote 42

Número de páginas: 104

Formato: 21  x 15 cm

R$ 40,00

O livro foi cortesia da editora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s