Os quatro elementos

por Érica Pierrobon*

água.

substância (H2O) líquida e incolor, insípida e inodora, essencial para a vida da maior parte dos organismos vivos e excelente solvente para muitas outras substâncias; óxido de hidrogênio, hidrologia. a parte líquida que cobre aproximadamente 70 % da superfície terrestre, sob a forma de mares, lagos e rios, líquido que corre das árvores quando feridas ou queimadas, suco de certos frutos, qualquer secreção orgânica aquosa, como suor, saliva, lágrimas, humor. fria e úmida. energia concentrada, lenta e grande talento para estabelecer conexões.

fogo.

fenômeno que consiste no desprendimento de calor e luz produzidos pela combustão de um corpo, grande chama; língua de fogo; labareda; brilho, vivacidade de inteligência, de espírito etc.; fulgor, brilho, inspiração criadora que anima o escritor, o artista em geral; imaginação, estro, caráter ardente, apaixonado; exaltação de sentimentos; entusiasmo. quente e seco. energia alta, rápida e grande talento para desfazer conexões.

terra.

planeta do sistema solar, o terceiro quanto à proximidade do Sol, habitado pelo homem; a parte branda do solo que produz vegetais; lugar ou localidade em que se nasceu ou em que se habita; território geograficamente delimitado e habitado por uma coletividade com história própria; país; torrão natal; pátria; o mundo; a vida temporal; um dos quatro elementos dos alquimistas. fria e seca. energia concentrada, lenta e grande talento para desfazer conexões.

ar.

mistura gasosa que forma a atmosfera, constituída principalmente de nitrogênio (78 %) e oxigênio (21 %) 2 atmosfera, fluido gasoso que envolve a Terra, constituído da combinação de vários gases; espaço que circunda a superfície terrestre; o ar em movimento; aragem, brisa, vento; condição climática, atmosférica etc. de determinado local; razão, motivo que impulsiona uma ação.

*Érica Pierrobon é fotógrafa e design de jóias, paulistana e mora hoje em São Carlos.