O itinerário de Sisifo

por Antonio Souza*

Não lido bem com o tempo. Estou ficando velho e o desperdiço como se fosse rico. Para outros a barba grisalha cai bem, não para um negro, não para um pardo. Café amargo. Chegar atrasado e ouvir um interminável sermão, apesar da barba grisalha, me consideram criança. À noite, havia lutado com um sonho, o esforço de aprender juros simples me deixou seco e essa parte seca quis dominar e ordenar o caos do sonho, produzindo um pesadelo, era necessário terminar algo sempre interrompido. Café amargo, a diabetes silenciosa, lá fora, a pressa dos outros. Não chegue atrasado, não se atreva.

No ônibus as pessoas em seus smartphones. Saco o meu caderno de notas . “Olha o velho de boina”. Me olham críticos: “ o velho ainda escreve”. Depois abaixam os olhos para a tela de seus celulares e digitam compulsivamente, ou gritam no viva voz com suas mulheres, repreendem os filhos. Tudo como se fosse um reality em pequena escala. Não é possível que tenham tanto pra falar, tanto para digitar, não, é uma cena. Estamos todos atrasados e todos apenas com um café amargo no estômago. O motorista conversa animadamente com duas mulheres. Chove. – Não chegue atrasado, não se atreva. Estamos todos atrasados. – Não se atreva. Você tem fobia social. Síndrome do pânico. – Não chegue. Não se… Você é rancoroso. E as pessoas nos celulares . Ninguém tem nada a dizer, mastiga-se as palavras, resmunga-se, ninguém ouve. – Não se atreva. Mas foi a chuva, os celulares, o mau sonho, o café amargo. – Não se atreva.

.

*Antonio Souza da Cruz é de Surubim, uma cidadezinha do agreste pernambucano, nascido em 1971, muda-se com a família para a periferia de São Paulo em 79. Atualmente trabalha nos Correios. Possui um livro publicado pela editora Patuá, em 2015, O Deus dos Famintos. Sobre seus poemas pode-se dizer que são marcados por duas paisagens principais: o sertão pernambucano e a periferia paulista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s