O som que vem do oeste

por Roberta AR

Nos anos 80 se falava (e se ouvia) muito do rock de Brasíila. Nos anos 90 tivemos o fenômeno Raimundos, que se destacou entre as outras bandas da cidade. Com o começo do novo século o destaque do Centro-Oeste tem sido a cena em Goiânia, com a criação da Monstro Discos e da realização dos festivais Bananada e Goiânia Noise.

Uma nova cena da região parece despontar também no Mato Grosso, com o sucesso recente da banda Vanguart, de Cuiabá. Mas Brasília está longe de entrar no ostracismo musical. Lucy and the Popsonics foge do rock’n roll convencional e mistura elementos eletrônicos e do punk em sua música, que tende ser a nova vedete da cidade.

A banda já fez shows em boa parte do Brasil e está para lançar seu primeiro CD, pelo selo Pulsorama, de Brasília, que deve se chamar A Fábula (ou a farsa) de Dois Eletropandas . Eu fiz uma entrevista com eles no final de janeiro para estrear minha coluna brasileira no programa português, Plano B, de Edgar Raposo, o homem da Groovie Records, Lisboa. O programa vai ao ar nas tardes de sábado (15h no Brasil) na Rádio Castrense (www.radiocastrense.net). A entrevista com os Popsonics vai ao ar no dia 10 de março, mas pode ser ouvida também no meu myspace: http://www.myspace.com/robertaar.

Confira a transcrição de parte da entrevista

Quanto tempo tem a banda?

Fernanda: A banda surgiu no final de 2005, tem pouco mais de um ano.

Como decidiram montar a banda?

Pil: A gente já era namorado e vimos que a tecnologia hoje propiciava montar uma banda sem a necessidade de um baterista. Como a gente não queria envolver mais pessoas para não ter aquele trabalho para marcar ensaio, a gente fazia em casa mesmo no computador, só nós dois, depois dos almoços de domingo.

Fenanda: A gente três músicas de forma bem tosca, só para gente conseguir se ouvir, e o Pil enviou para um festival aqui em Brasília e fomos pré-selecionados. Então a gente viu a necessidade de ter um som de dez minutos pelo menos.

Vocês já tocaram em alguns festivais no Brasil. Quais festivais vocês já tocaram?

Fernanda: Os mais importantes foram o Porão do Rock, aqui em Brasília, Laboratório Pop, no Rio de Janeiro, Calango, em Cuiabá, Bananada, em Goiânia, Jambolada, em Uberlândia. Esses foram os mais importantes, mas tiveram outros e também viajamos sem ser para festival.

Pil: Já tocamos em São Paulo, no Rio, Porto Alegre, Florianópolis, Uberlândia, já falou.

Quais as influências da banda?

Fernanda: Stereototal, The Kills

Pil: Peaches, Le Tigre, Prototipes, que a gente descobriu agora, Ramones, Kraftwerk, Sex Pistols.

Qual a importância da internet para divulgar o trabalho de vocês?

Fernanda: Na internet se encontra tudo free. As pessoas ouvem falar de uma banda e é muito fácil acessar o myspace, gastar uns dois minutinhos e ouvir uma música ou duas da banda. Inicialmente a gente até pensou em não lançar CD, nem nada. A gente pensou em lançar tudo pela internet mesmo.

Pil: Essas bandas que a gente falou que são influência, 90% delas a gente conheceu pela internet. A música nova hoje não tem tempo de chegar no disco, ela é produzida e colocada na internet. É ali que você tem acesso mundial a tudo o que é produzido. E a gente acha, que além disso, se tem a possibilidade de manter o relacionamento com bandas, produtores, com a galera que só curte mesmo música. Ali é o canal ideal.

Projetos para o futuro?

Fernanda: A gente até agora tem um single, são duas músicas e estão disponíveis na internet, de graça. Estamos gravando um disco, em que colocamos o nome de A Fábula, ou a Farsa, de Dois Eletropandas, e vai ter seis músicas lá.

Pil: Vai ter dois clipes do disco. Estamos fazendo umas esquetes para colocar no ar, sobre o processo de gravação do disco e sobre a história dos eletropandas é um negócio bem experimental. A gente já fez e ficou bem legal, tudo pro YouTube, tudo para internet, uau!

Entrevista na íntegra em: www.myspace.com/robertaar.

Contatos de Lucy and the Popsonics:
My Space: www.myspace.com/lucyandthepopsonics
Trama Virtual: www.tramavirtual.com.br/lucy_and_the_popsonics
Comunidade no Orkut: www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1284985
Fotolog: www.fotolog.com/lucy_popsonics

Primeiro vídeo dos Eletropandas:

Anúncios