QP, um quadrinho sobre relacionamento de Powerpaola

por Roberta AR

Esse é um quadrinho sobre um relacionamento. Em QP, Powerpaola reúne várias histórias que aconteceram durante seu relacionamento com Q., que foi de 2006 a 2012. Tem sido cada vez mais raro ver gente falando de relacionamentos passados de maneira tão serena quanto vi nesse livro. Este é um livro sobre seis anos de vida em comum e mudanças para várias cidades do mundo, mas não é um livro sobre relacionamentos, não vemos DRs ou questionamentos sobre as dificuldades de se estar com alguém. São registros do dia a dia de duas pessoas que dividiram suas vidas por mais de meia década, sobre as crises pessoais da autora com sua arte, sobre o tédio diário, sobre a vida em cada uma das cidades em que estiveram.

Página de QP

A edição, sempre cuidadosa, da Lote 42, traz um prefácio em quadrinhos do Fabio Zimbres, que te coloca no ponto para começar a viagem que vai da Austrália, para Canadá, Estados Unidos, Argentina, Colômbia, Paris…

página do livro QP

São desenhos em vários estilos, estudos, experimentos, que vão nos mostrando o desenvolvimento do trabalho dessa artista-protagonista, enquanto acompanhamos seu cotidiano nos detalhes de quem tem as moedas contadas.

Eu consegui me conectar com sua história, nas pequenas crises existenciais por minuto, nas conversas banais, desprovidas de paixão ou raiva, naquilo que não prestamos muita atenção. O papo com um desconhecido na rua, por exemplo, ou vários. Não é preciso ser mulher, ou ser quadrinista, ou viver em inúmeras cidades pelo muito (gente, invejei, rs) para se identificar com os detalhes que Powerpaola descreve em cada página.

Página de QP

Sobre o relacionamento, ele foi o pano de fundo, provavelmente a motivação dessa pequena jornada. Não sabemos como ele começou e nem porque terminou, apenas que foi e que deixou boas lembranças.

A autora

Powerpaola é nascida no Equador em 1977 e criada na Colômbia, atualmente mora na Argentina. É autora da novela gráfica Vírus Tropical, lançado no Brasil, que foi transformada em um filme de animação, e ainda dos livros Por Dentro, Todo Va a Estar Bien e Nos Vamos, entre outros. Powerpaola também é parte do coletivo Chicks on Comics, fundado em 2008 com oito quadrinistas da Argentina, Colômbia, Holanda e Nova Zelândia.

QP
Powerpaola
Lote 42
Número de páginas: 144
Formato: 22,5 x 15,5 cm
R$ 35,00

O livro foi cortesia da editora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s